Hoje você pode? comprar roupas novas, ou trocar aquelas que você não usa mais, por outras que ira usar?

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Desligamento menos traumático.

Existe varias motivos pra levar a um desligamento,  onde não podemos evitar a justa  causa, que torna a demissão mais estratégica, sendo um processo  natural e necessário, porém temos os motivos onde entra o desempenho da empresa, como por exemplo um produto que não deu certo, então teremos funcionários ou até mesmo departamento que estão gerando prejuízo para a empresa, levando assim as demissões em massa , ou um funcionário apenas, não podendo evitar que também tenhamos o desligamento por falta de desempenho da pessoa, onde seu setor ou seus resultados não estão de acordo com as necessidades da empresa, levando assim seu desligamento.
           Sabendo que o monitoramento constante pode evitar estas situações, realizando “feedback” constates com sua equipe, eu diria que podendo oferecer estas conversas quase que diárias, colocando em evidencias as necessidades no momento do atendimento mau realizado, o resultado que não veio, o planejamento que não foi feito... Assim você não ira deixar falhas na hora de fazer o desligamento.
O desligamento também pode ser feito de uma maneira onde você não ira afetar o profissional para o resto de sua vida, respeitando o seu momento como, por exemplo, se o funcionário está com problema de saúde na família, espere uns dias para que você sinta este profissional mais apto para receber está noticia. A escolha do local pode fazer toda a diferença, escolha uma sala reservada, sem movimento de pessoas entrando e saindo, se possível que esteja somente você e a pessoa que ira ser desligada. Bom, o ideal é que durante certo tempo, já pré determinado, tenha sido feito o feedback tornara a conversa mais eficaz, você pode iniciar a conversa como “ pelo que você já pode perceber pelas conversas que tivemos antes” vale retornar aos projetos que não forma concluídos, os prazos que não foram cumpridos...etc. Porém se a empresa não pode praticas o feedback antes, é necessário fazer um conversa que vá direto ao assunto, e o porque da demissão tem que estar pensado para ser bem esclarecendo em empresa e funcionário.
Não tem como evitar que gere um stress da equipe em relação a um de seus companheiros de trabalho está retirando todo seu material e se despedindo de todos, isto gera murmurinhos do tipo quem será o próximo, a empresa está falindo, o chefe é carrasco vai trocar toda a equipe... etc. O mais certo a ser feito e acompanhar o funcionário desligado até o departamento pessoal para que conheça todos seu direitos, ao voltar para seu departamento,  reúna a equipe colocando o que aconteceu porém não é necessário que seja dito os motivos, o importante é que todos fiquem tranqüilos e possam trabalhar sem este tipo de pressão ou stress. 
Mirian Wegner. 08-09-2011.